Marketing Digital para pequenas empresas: 4 dicas antes de começar



Até pouco tempo atrás, se uma empresa quisesse divulgar seus produtos ou serviços ela precisava anunciar em mídias tradicionais, como televisão, rádio, jornal e revistas. Isso demandava um grande orçamento e bastante esforço, como consequência, não era comum encontrar micro e pequenos empresários por lá.
Hoje em dia, a internet está presente em nossas vidas de uma maneira tão intensa que é difícil passar um dia sem ela, não é mesmo? Por meio de computadores, tablets, e, principalmente, smatphones, usamos a internet para nos comunicar, pagar contas, como forma de entretenimento, passar o tempo, fechar negócios, se informar e, é claro, comprar. Isso abriu oportunidades para pequenos empresários, que passaram a ter opções mais baratas e mais fáceis de anunciar.
Mesmo que o consumidor não realize a compra online, por meio de um e-commerce, o fato é que 90% das pessoas pesquisam na internet antes de realizar uma compra em loja física. Ou seja, se seu negócio não está na internet, a impressão é de que ele não existe.
Existem várias estratégias e ferramentas que podem ser utilizadas para melhorar a visibilidade da sua empresa na internet e não há uma regra ou uma receita infalível para o sucesso. Cada negócio é um negócio, e o que funciona em Curitiba pode não funcionar em Maringá. Por isso, dou algumas dicas para quem quer começar a investir no Marketing Digital para sua empresa:
1 – Conheça seu público.

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Essa dica vai além do Marketing Digital, ela é fundamental para cada passo que sua empresa dá. Como você vai comunicar algo se não sabe ao certo quem quer atingir?
Uma das principais vantagens do marketing digital é o alto poder de segmentação. A chance de oferecer um produto ou serviço relevante para o consumidor aumenta muito quando você já sabe, de antemão, quais são seus interesses, suas necessidades e onde encontrá-lo na internet.
E como você descobre isso? Observando seus clientes, pesquisando sobre eles, conversando, analisando o comportamento, e até mesmo acompanhando a concorrência e como eles estão trabalhando para atingir o mesmo público na internet.
2 – Cuidado com as expectativas

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A internet é, sem dúvidas, uma excelente maneira de atrair mais clientes e aumentar a visibilidade do negócio. Mas, na maioria das vezes, ela não faz milagre.
É fundamental que você compreenda que o trabalho de fortalecimento da sua marca e conquista de novos clientes é realizado com tempo e dedicação. É claro que o objetivo é aumentar os lucros, mas isso não acontece da noite pro dia.
Como comentei, cada empresa é diferente e existem vários fatores que interferem na decisão de compra, além do marketing. O sucesso das estratégias se dá pela tentativa. Você vai tentando, investindo, adaptando, observando os resultados, buscando novas informações, e com o tempo, você vai descobrir o que funciona melhor no seu caso.
3 – Pense macro

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Para sua estratégia de Marketing Digital ser realmente efetiva, é fundamental que a empresa como um todo esteja de acordo com as necessidades do cliente.
Pense só, já aconteceu de você ver um anúncio atrativo de uma empresa, optar por realizar a compra ou entrar em contato e se decepcionar? Infelizmente isso é comum. De pouco adianta você impulsionar publicações interessantes no Facebook, investir no Google ou postar fotos maravilhosas no Instagram se seu atendimento não é bom, seu produto não cumpre o que promete ou mesmo se você não consegue dar conta de responder os contatos.
Portanto, certifique-se de que está dando o seu melhor, tem uma equipe capacitada e consegue oferecer o que está anunciando.
4 – Procure um profissional para te auxiliar

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Por mais que você tenha acesso a vários cursos online e tutoriais para cuidar da sua própria divulgação, o profissional tem mais experiência na área, lida com isso todos os dias, e é alguém de fora olhando para a sua empresa, o que pode trazer um novo ponto de vista já que, como você está imerso no universo do seu negócio, muitas vezes acaba não percebendo alguns pontos importantes.
Além disso, eu sei que o pequeno empresário acumula inúmeras funções na empresa. Muitas vezes, você faz o financeiro, o atendimento, o administrativo, coloca a mão na massa e ainda se preocupa com o Marketing. Nesse sentido, a ajuda do profissional serve para que você invista seu tempo em tarefas que não pode abrir mão, e receba auxílio adequado para seguir conquistando novos clientes através das ferramentas online.
Tendo em mente todas essas ideias, você já pode começar a conquistar relevância e visibilidade na internet