7 benefícios da comunicação visual externa – Fachada


Muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre a real importância de uma fachada empresarial e quais os reais efeitos que essa estratégia pode proporcionar a um negócio. Para ajudar essas pessoas, fizemos uma lista com os valores principais que uma comunicação visual externa agrega ao seu negócio. Ficou curioso? Então confira!
1 – Você se diferencia da concorrência
A maioria das empresas estão sediadas em ambientes comerciais, como o centro de uma cidade, um bairro ou até mesmo um edifício empresarial. Estes locais têm a função de centralizar diversos tipos de negócio pensando justamente na satisfação dos clientes porque, no final das contas, eles não precisarão procurar muito para acharem o que desejam. Mas ao mesmo tempo que isso acontece, a concorrência também se mostra como um empecilho. Se destacar externamente em um ambiente como este é fundamental para atrair clientes e se diferenciar.
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  • Você cria uma marca própria e memorável
Uma comunicação visual externa, se pensada em consonância com a identidade visual de uma empresa, ajuda a concretizar sua marca. Não basta apenas ter uma identidade visual coerente e aplicá-la apenas no seu site, por exemplo. Essa afirmação se torna ainda mais verdadeira caso seu negócio não seja exclusivamente online. As pessoas que passam na frente de sua empresa precisam saber que você está ali e, além disso, precisam memorizar sua marca. Somente com uma fachada externa você conseguirá isso.
  • Você passa a imagem de uma empresa séria
Querendo ou não, fachadas são essenciais para a sede de uma empresa. Isso acontece não só para lembrar seu público-alvo de sua localidade, mas também porque fachadas passam credibilidade ao seu negócio. Ninguém confia em um empresa sem fachada. As pessoas irão desconfiar e achar que sua empresa realmente não existe, inclusive ficando com medo de cair em algum golpe.
  • Você chama a atenção do seu público
Uma empresa com uma comunicação visual externa inexistente será dificilmente encontrada e lembrada. A memória humana é muito imagética, ou seja, temos mais facilidade para lembrar de imagens do que de textos. Agora imagine o que chamaria mais a atenção das pessoas que passam em frente a sua empresa: uma tímida (ou inexistente) inscrição com o nome de seu negócio ou uma fachada grande e destacável em frente a sua empresa?
  • Você localiza sua empresa para potenciais clientes
Uma comunicação externa não serve apenas para deixar sua marca gravada na memória de potenciais clientes, ela também tem a função de chamar a atenção para sua localidade. É como se, a cada vez que uma pessoa passa pelo seu negócio, uma mensagem subconsciente lhe dissesse “é aqui que estou, então, quando precisar de meus serviços, você sabe onde me encontrar”.
  • Você mostra que se preocupa com os mínimos detalhes
Para muitos, uma fachada externa pode ser um simples detalhe. Mas é aí que mora a questão: se sua empresa não se preocupa com este tipo de detalhe, por que ela se preocupará com a satisfação de um cliente, que também pode ser encarada como um outro mero detalhe? Se você deseja passar uma imagem positiva para seus clientes, mostre que você se preocupa com tudo, inclusive com a fachada de sua empresa.
  • Você mostra que está alinhado às tendências de comunicação visual
A maioria de seu público não irá captar este sinal, mas um público mais atento e específico (que também não deixam de ser clientes em potencial) irá perceber que, se você tiver uma fachada condizente com sua IV, você está alinhado às tendências de comunicação visual. Você não quer passar a imagem de alguém desligado das tendências, não é mesmo?
Fonte: Spletras